Amnésia política

Por Thaíssa Dilly


-Meus caros eleitores, gostaria muito de agradecer o seu voto... (assim começa e termina o dircurso). Duas semanas depois, vem um tal e pergunta para o povo: -Você lembra em quem votou nessas eleições? Resposta: -Hum... hãn! Acho que foi...
O povo só fica esperando, não questiona nada, não se envolve e nem se preocupa. Estão inertes. Não cobram os discursos ditos pelos políticos. Mas enquanto está sentado em frente a TV, olha para o mesmo político e fala que não votará mais nele. Mas ai, passado o tempo e chegada  a época de eleição você se esquece que reclamou desse fulano político em particular e vota justo nele. A amnésia política é tanta que você se esquece que votou nele em até poucos dias depois de ter votado.
Na aula de Ética dessa semana, meu professor comentou algo sério sobre o Brasil: -Saiu no Datafolha que 30% dos brasileiros não se lembram em quem votou no primeiro turno das eleições de 2010 para as cadeiras de deputado federal ou estadual. Isso a menos de 20 dias após a eleição.
O que isso significa? Senhoras e senhores, estamos diante de um processo político na qual traz como marca a democracia só que o povo não está levando isso a sério. Não sei se todos pensam dessa forma, mas é esse o impacto que essa notícia teve em mim. As pessoas ficam apenas esperando. Ouço pequenas reclamações do tipo "Minha rua está esburacada" ou "Aquele político fulano prometeu asfaltar a minha rua e nada" ou "No meu bairro falta iluminação pública". Mas e o que você faz para essas coisas mudarem? Como assim você tem problemas demais para ter que se meter nisso? Você já estaria ajudando se apenas escolhesse direito o seu representante. Porque se as pessoas se esquecem em quem votou é sinal que nem escolher ela escolheu direito.