Hierarquia do tirocínio

Por Thaíssa Dilly

Há um momento na vida de todo estudante em que este precisa deixar as salas de aulas, o conforto dos livros e professores, e então, partir... Não! Mas ele ainda não se formou, ainda não concluiu o seu processo de aprendizagem. Ainda não possui um diploma, nem experiências. É apenas mais um estudante. Essa partida de que falo não é definitiva ou aleatória. Trata-se de algo programado, todos os estudantes terão que passar por isso. Você não sabe o que é o tirocínio? Pois todo estudante deveria estar adaptado a escutar esse termo. É ele quem prepara você para sua futura profissão. Acertou quem pensou na única resposta plausível para esse enígma: o estágio. Sim, este também denominado cientificamente como tirocínio é nada mais que o primeiro momento ou prática de suas futuras funções no mercado de trabalho.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, e alguns já sabem, os estagiários possuem sim uma hierarquia dentro das empresas. Não são considerados como trabalhadores e nem possuem vínculo empregatício, mas todos tem uma escala de comando a seguir entre os seus. E quando digo "os seus" me refiro aos próprios estagiários. Todo estagiário começa como "Junior". Bom dia é seu cartão de boas-vindas, ele é simpático e cuidadoso. Quase uma criança, ele procura obedecer veemente ao seu chefe e também evita tocar nos objetos da mesa, caso quebre um bibelô do gerente, isso será o seu fim. O primeiro sentimento de um Estagiário Junior é de que ele está fora do seu mundo, por isso também evita falar e se demonstra uma pessoa acanhada.  Esta etapa pode durar de um a três meses, geralmente.
Depois de passar pela quebra de gelo, aquele momento inicial em que não se sabe como agir frente aos coleguinhas de trabalho. Depois que o Junior pega a confiança e seriedade da sua posição na empresa. Depois que ele percebe quanto a sua função é importante para o desempenho da equipe. E após conhecer de memória o tipo de café dos gerentes, então ele recebe uma promoção. O estagiário agora é um "Senior". Qualidade e quantidade são seus sobrenomes. Eficiência e rapidez suas principais características. O Estagiário Senior recebe novos encargos em seu trabalho, sem deixar o cafezinho de lado é claro. Ele busca tirar cópias e escanear arquivos como um profissional do ramo. Não só atende todos os telefonemas como também responde aos emails como se fosse a secretária da empresa. Já conhece todos os nomes dos gerentes e supervisores, procura atender cada um deles com total atenção. Durante essa etapa ele começa a se ver como sombra do seu chefe, ele fica de olho nos processos desenvolvidos e como este se comporta perante aos clientes. O Senior está amadurecendo a sua visão de mercado, expandindo o seu horizonte empreendedor. Esse já possui em média seis a nove meses de tempo de serviço. 
Agora que ele já se sente confiante a ponto de participar e dar pitacos nas reuniões gerencias. Agora que ele já perde horas de trabalho  revisando, ou melhor, tentando concertar aqueles erros ortográficos do relatório anual. Agora que o Senior já passa das seis horas do seu contrato, infligindo a lei, e nem mesmo questionando se deveria ou não ganhar hora extra. Este parte para uma das cadeiras mais altas na cadeia de comando na hierarquia do tirocínio, ele é "Pleno". Como diz o nome, o Estagiário Pleno é a definição de plenitude. Este se sente o empregado do ano, cuidando para que sua reputação não seja manchada. É organizado e possui toda uma logística em suas atividades diárias. Logo que chega toma um café com os colegas de profissão, agora ele se situa como  sendo verdadeiro integrante da equipe. Já conhece de nome as famílias  do pessoal do escritório e comenta fatos de sua fatídica vida de estudante. Durante a execução do serviço ele se mostra a imagem do chefe, literalmente um espelho, fala firme e com convicção na verdade em suas palavras. Demonstra até um certo senso de liderança com a equipe, coordena reuniões e organiza as confraternizações de final de ano. Dá algumas ordens a secretrária executiva, como pedindo que encaminhe imediatamente a agenda do gerente para que ele marque uma reunião urgente. 
Há um ano na empresa ele já se adaptou ao ritmo de trabalho, nem mesmo cogita a possibilidade de retomar a posição de Junior em outro escritório. Só que assim como disse, o Estagiário Pleno já está completando um ano. Isso significa que seu contrato está chegando ao fim. Ainda há algumas empresas que estendem o contrato, mas não esta. Com mais alguns meses ele poderia subir para Master ou até mesmo Especialista. Quem sabe um Estagiário Especialista não seja o que esta empresa necessita, isto é o que o Senior pensa todos os dias com esperança. Infelizmente, ou feliz por ter aprendido tanto, ele termina o seu primeiro contrato de tirocínio. Seu primeiro estágio, uma etapa cumprida. Agora já pode ir de cabeça erguida para encarar com unhas e dentes o mercado empresarial. Entretando, este Etagiário ainda tem mais algum tempo como estudante e opta por voltar a rotina do tirocínio em uma empresa maior. Um novo desafio, um estagiário Junior em uma Mega Empresa Internacional. Agora ele tem as lembranças de seu estágio anterior e procura se portar como Senior mesmo que ainda não tenha esse posto, mas logo terá. E com o cargo de Estagiário Senior no currículo quem sabe não consiga também um emprego fixo nesta empresa. Quem sabe? Todos já fomos estudantes e todos já fomos estagiários. E todo mundo se lembra com saudades desse tempo. Ou não!