Você conhece algum poeta? Hoje, 04 de outubro, comemora-se o dia do Poeta. Para homenagear os artistas do gênero lírico, vamos falar um pouco sobre a vida de um importante poeta da nossa língua, Fernando Pessoa.
Mas antes, você sabe o que significa ser poeta? A matéria-prima do poeta é a palavra. E assim como um escultor tira forma de um bloco, o escritor tem a liberdade de manipular as palavras. O sentido da mensagem poética também é importante, ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético.
"A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artesão"
Em suas últimas palavras, Fernando Pessoa disse "Não sei o que o amanhã trará". O poeta nasceu e morreu em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa e Literatura Universal. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterônimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e obra. Os heterônimos, diferentemente dos pseudônimos, são personalidades poéticas completas: identidades que, em princípio falsas, se tornam verdadeiras através da sua manifestação artística própria e diversa do autor original. Os três heterônimos mais conhecidos (e também aqueles com maior obra poética) foram Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro.
"Tenho o dever de me fechar em casa no meu espírito e trabalhar quanto possa e em tudo quanto possa, para o progresso da civilização e o alargamento da consciência da humanidade" (Fernando Pessoa).
Por dentro do assunto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário