domingo, 3 de outubro de 2010

Você protege a sua própria história?

Hoje é um dia muito importante para o Brasil, não é mesmo? Pois estamos elegendo nossos candidatos a cargos importantes de governo. Mas, alguma vez você se perguntou se o político em questão se importa com o patrimônio do seu estado?

Para inaugurar, o nosso primeiro post será sobre "Patrimônio Histórico". Alguém sabe o que é um patrimônio ou já ouviu falar? Bom, entende-se por patrimônio o conjunto de bens culturais ou naturais que possui valor para a humanidade. Ele pode ser artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico. 

Todo patrimônio deve ser protegido e preservado. Por isso, eu toquei no assunto das eleições. Quando buscamos um candidato ao governo, enfatizamos quanto importante é a saúde e educação. E isso é verdade, são a base. Mas também precisamos pensar sobre quão importante é a nossa história. 

Você já pesquisou sobre a história de sua cidade? Com certeza, você deve passar por algum patrimônio histórico pela rua. E alguma vez observou o seu estado de conservação? Segundo a nossa Constituição "o poder público, com a cooperação da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro". É nosso dever cobrar isso dos políticos, mas também devemos protege-lo. Quando se preserva legalmente e na prática o patrimônio histórico, conserva-se a memória do que fomos e do que somos: a identidade da nação. Pense nisso.



 

Você ligado no assunto:

Conheça o arquivo público do Espírito Santo

 
Veja a lista do nosso patrimônio no IPHAN

 
Exposição "Acervo Vivo" promete debate sobre acervo de arte em Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário