sábado, 13 de novembro de 2010

Você ainda se lembra em quem votou? Duvido!

A época mais movimentada e mais agitada deste ano passou. É claro que não estou falando do carnaval, né! E sim das eleições. Com seu término também acaba as propagandas políticas e tudo o mais. E com tudo o mais eu estou me referindo as lembranças da pessoas. Hã? Não entendeu? Refresque sua memória com a crônica dessa semana.


Amnésia política (Thaíssa Dilly)

-Meus caros eleitores, gostaria muito de agradecer o seu voto... (assim começa e termina o dircurso). Duas semanas depois, vem um tal e pergunta para o povo: -Você lembra em quem votou nessas eleições? Resposta: -Hum... hãn! Acho que foi...
O povo só fica esperando, não questiona nada, não se envolve e nem se preocupa. Estão inertes. Não cobram os discursos ditos pelos políticos. Mas enquanto está sentado em frente a TV, olha para o mesmo político e fala que não votará mais nele. Mas ai, passado o tempo e chegada a época de eleição você se esquece que reclamou desse fulano político em particular e vota justo nele. A amnésia política é tanta que você se esquece que votou nele em até poucos dias depois de ter votado. Leia mais...

E o bonde segue sua nau

Se antigamente a gaiola era só a das popozudas, agora as cabeçudas ganham espaço. Se você ficou meio perdido com frase anterior, esta perdendo um dos vídeos mais legais da internet, atualmente. Trata-se do programa chamado 'Comédia MTV', que resolveu fazer uma série de paródias com as músicas de Valesca Popozuda e sua trupe. Deu tão certo, que Marcelo Adnet e sua turma resolveu fazer a 'aula número 2'.
Além dos vídeos serem inteligentes, são engraçadíssimos e nos relembra vários personagens da história. Um dos fatos interessantes, é que só assim podemos ver uma versão de funk com muito mais conteúdo.

E para você que ainda não viu, vale a pena dar uma conferida agora.


Gaiola das cabeçudas - Aula número 1:




Gaiola das cabeçudas - Aula número 2:

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Eles usam calças apertadas e fazem coração com a mão

Eles usam roupas coloridas, cantam músicas melosas e fazem coração com a mão. Sim, estamos falando do Restart. Apesar de na minha época, só o Tiririca (nosso grande deputado federal) utilizar essas calças que cegam a gente, por conta da cor e Restart ser um controle no playstation, eles são os novos queridinhos da molecada.
A banda, que surgiu de fato no Myspace, foi lançada em agosto de 2008. E um dos episódios mais curiosos dos emos, foi um cancelamento na tarde de autografos, que seria na livraria FNAC, em São Paulo. Os organizadores que esperavam 250 pessoas no evento, receberam mais de 3.000. O cadastramento desses fãs, seria feito por meio de pulseirinhas indicativas.
Por conta disso, também, um dos fãs presentes ficou bem famoso na internet. Ao ser perguntando sobre o que achava do ocorrido, ela disse, entre outras palavras: 'É uma p*t* falta de sacanagem!'. Com certeza ela é ironizada até hoje, até por seus coleguinhas emocores.
Vou confessar que não sou fã do Restart e nem faço parte da família deles, mas, infelizmente (para mim), eles viraram modinha. Dizem as más linguas, que eles são os Beatles da nova geração. Será?! Acho que não! Rs.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Com pouco mais de 1 mês de exibição, mais de 6 milhões de espectadores

Se na primeira versão, o filme 'Tropa de Elite' agradou a maioria dos brasileiros, agora, em sua segunda versão esse sucesso se consolida. Com pouco mais de 1 mês de exibição, o filme já atingiu a marca de 6,2 milhões de espectadores.
Esta certo que muitas pessoas não são a favor do gênero, por conta da porradaria, tiroteio, palavrões e o contexto favela, mas não podemos deixar de falar do fato de que esse número todo de gente assistindo a um filme brasileiro é muita coisa, uma marca e tanto. Por conta do grande sucesso, haverá até um show, com participação de Gabriel, o Pensador, Negralha, Paralamas do Sucesso, Tihuana, MC Papo Reto, entre outros, no próximo dia 11. Pena ser lá no Rio de Janeiro, na Fundição Progresso.
Posso dizer que no início eu tinha uma série de preconceitos com relação a filmes assim, que se derivaram de Carandiru, Cidade de Deus e Cidade dos Homens. Mas o que não posso deixar de admitir, é o fato de ser um 'soco na boca do estômago' de cada brasileiro.
O longa 'Tropa de Elite - Agora o inimigo é outro', vale a pena ser assistido, pois, acima de tudo, é um choque de realidade para todos nós.



Site Oficial do Filme
http://www.tropa2.com.br/

domingo, 24 de outubro de 2010

Crônicas da vida moderna

A vida hoje em dia está uma loucura não é mesmo? Quem poderia imaginar há alguns anos que a internet se transformaria tanto? A vida moderna merece ser representada e apresentada, para isso teremos uma coletânea de crônicas sobre o cotidiano na era 2.0. Aproveite!


"Ser antissocial está em alta" (Thaíssa Dilly)

Chegou prometendo ser a melhor rede social já inventada. Os brasileiros adoraram. Até as crianças já possuem um perfil. Polêmica, muita polêmica. Isso foi o que ele criou para muitas pessoas. Do que estou falando? Orkut, é claro! E para alguns adeptos ao Facebook. Mesmo esse não sendo tão famoso por aqui quanto o Orkut, por isso seu rival toma muito mais o tempo das pessoas. Mais de 80% dos brasileiros usam o Orkut, segundo o Ibope. E não se esqueça do Twitter. Nossa, o que será que irão inventar mais? Admito também tenho um perfil, mas não o uso de forma libidinosa. Um ponto a meu favor. Porque? Convenhamos que o Orkut não é um site de relacionamentos, então, porque as pessoas tendem a montar o seu perfil como se o cara do outro lado da tela fosse o Brad Pitt a procura de brasileiras quentes ou se a garota que esta vendo o seu perfil fosse uma atriz que estivesse a procura de um namorado anônimo? Calma, não estamos aqui para discutir a preferência das pessoas. Sim, estamos aqui para discutir a forma com que as pessoas usam o Orkut. Porque é um tema que não sai da cabeça do povo. Leia mais...

sábado, 23 de outubro de 2010

Em que lado você está?

Quem nunca se encontrou em meio a uma confusão de pensamentos? Descubra o sentido de sua própria existência. Um diálogo mental. Essa é a novidade do blog para esse fim de semana. Uma crônica quentinha para a apreciação de todos.

Apresento a vocês o escritor e estudante de jornalismo, Carlos Pereira. Espero que vocês se apaixonem por suas histórias e se encantem assim como eu.


Meio a meio (Carlos Pereira)

Hoje o sol brilhou. Mas apenas metade da minha alma foi iluminada. Os anseios eram incompletos, as expectativas parciais e os desejos desiguais. Tanta diferença causou apatia. O calor do astro rei tocava apenas parte do meu rosto. Sentia por um momento que nada fazia sentido. O todo havia de ser melhor do que o meio. Portanto, parte de mim era luz e a outra parte escuridão.

Orientação era uma coisa que faltava. Como saber o melhor lado? Como partir a vida em duas? Dúvidas comuns para quem estava tomado por uma energia natural que dividia por dois o entendimento de algumas emoções. O sol trouxe para mim naquela manhã a incerteza. Fiquei feliz, já que certeza é uma coisa que inexiste. A infelicidade foi descobrir a falta. A falta de certas coisas. O meio não havia de ser satisfatório. Leia mais...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Um bate papo informal com Deus

Imagine se Deus te convidasse para um bate-papo, nada formal, em uma cabana? Logo de cara, você ficaria perplexo e incrédulo, mas aos poucos a idéia pareceria legal e até ensaiaria algumas perguntas para fazer ao todo poderoso.

É mais ou menos assim a sinopse de 'A Cabana', um livro que vem encantando pessoas do mundo inteiro contando a história de Mack Allen Philips, um homem que perde sua fé, após o terrível assassinato de sua filha caçula Missy. Inicialmente escrito pelo canadense William P. Young em 2007, o livro só foi traduzido para o português em 2008 e, desde o seu lançamento, já vendeu 12 milhões de cópias em todo o mundo. Não é atoa que ele encabeça os topos das listas de best-sellers no mundo inteiro.

O livro é uma boa pedida para todos, inclusive para aqueles que gostam de um bom livro, cheio de aventuras e surpresas.

Para os amantes de suspenses e aventuras

Dan Brown, que ficou conhecido pelo mundo inteiro com best-sellers como 'O Código da Vinci' e 'Anjos e Demônios', vem agora com 'O Símbolo Perdido'. O autor prova, mais uma vez, que é o queridinho pelos leitores do mundo inteiro, pois no primeiro dia, o livro vendeu, nos Estados Unidos, 1 milhão de cópias. No Brasil, a tiragem inicial seria de 400 mil exemplares, mas a demanda foi tão grande que passou a ser de 800 mil. A história ainda continua tendo como personagem principal Robert Landon, renomado professor de Harvard que vai utilizar seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar os problemas e mistérios, que giram em torno da simbologia. O plano de fundo será a cidade de Nova Iorque e o intrigante mundo da Maçonaria. O livro é uma boa pedida tanto para quem nunca leu nenhum outro livro de Dan Brown, quanto para quem gostou das outras peripécias de Landon pelo mundo.

Informações sobre outros livros do autor:

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Um romance de tirar o fôlego

Quem já teve uma paixão de verão? E se essa paixão fosse algo maior do que você tenha imaginado ou até sonhado. E se a distância entre o casal atrapalhasse esse romance. Tudo isso você encontra no surpreendente livro "Querido John" de Nicholas Sparks. Autor do best-seller "Diários de uma paixão".

Comprei esse livro em uma promoção do site Americanas.com, e me surpreendi com o autor. Sério. Eu já tinha ouvido falar nesse romance, mas juro que ele superou as minhas expectativas. O enredo é bem simples, John e Savannah se conhecem em um verão e se apaixonam. Vivem durante apenas duas semanas um amor intenso e irresistível. John de licença, está servindo na Alemanha para o exército. Savannah é uma estudante universitária. A partir daqui já temos uma noção do quanto complicado fica a vida dos dois depois do verão. Mas a distância ainda não os separa. Cartas, essa foi a solução encontrada por eles para diminuir o sofrimento. Só que outras coisas surgem no caminho de John e Savannah. O que você faria com uma carta que mudasse tudo? Leia o livro e descubra.

E tem mais. Se você se interessou pelo romance mas não curti muito literatura. Saiba que o livro "Querido John" foi adaptado para o cinema, pelo  diretor Lasse Hallström com o filme de mesmo nome. Então, corre para a locadora mais próxima e procure por esse sucesso. Aproveita e prepara o lencinho por que eu chorei muito. Fica a dica.

Encontre mais detalhes:

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Os encantos de "Nosso Lar"

Efeitos especiais incríveis, atores famosos e 1 milhão de espectadores em menos de uma semana. Não estamos falando sobre algum filme hollywodiano e sim do brasileiro 'Nosso Lar', que vem batendo recordes e têm os efeitos especiais dos mesmos responsáveis pela série americana Lost.

O filme, que é baseado na obra do médium brasileiro Chico Xavier (1910-2002), conta a trajetória de André Luis, após sua morte. A história começa com o espírito no Umbral, uma espécie de purgatório, até a chegada ao 'Nosso Lar'.

O longa não é indicado apenas para kardecistas (seguidores da doutrina espírita kardecista), mas para todos que buscam uma explicação para o verdadeiro sentido da vida ou para onde iremos após a morte ou desencarne, como chamam os espíritas. Lembrando que para assistir ao filme, a pessoa deve ter uma mente bem aberta, pois as cenas são bem impactantes.



Assista aos prazeres de "comer, rezar e amar"

O filme "Comer Rezar e Amar" estreou com o pé direito. Foi o mais visto neste final de semana, alcançando o primeiro lugar com uma média de 323 mil pessoas em todo o Brasil e renda de 3,5 milhões em bilheteria. Não poderia ser menos, por se tratar da adaptação do livro de Elizabeth Gilbert (de mesmo nome) e best-seller.

A história autobiográfica fala sobre Liz (Julia Roberts) que, apesar do sucesso profissional e pessoal, sente-se vazia. Para se preencher, a escritora decide reencontrar os seus prazeres perdidos, como o gosto pela boa comida ou o conforto de uma religião. Embarcando em uma jornada pelo mundo, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália; o poder da oração na Índia, e, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali.

Fica a dica. Nada mais justo do que aproveitar esta quarta-feira, em que o preço da sessão é mais camarada e ir ao cinema.


Em cartaz nos cinemas:
Cinemark Vitória: 12h50 - 16h00 - 19h00 - 22h20
Kinoplex Praia da Costa: 15h00 - 17h50 - 20h40

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A linguagem humana utilizada para fins artísticos

Você conhece algum poeta? Hoje, 04 de outubro, comemora-se o dia do Poeta. Para homenagear os artistas do gênero lírico, vamos falar um pouco sobre a vida de um importante poeta da nossa língua, Fernando Pessoa.
Mas antes, você sabe o que significa ser poeta? A matéria-prima do poeta é a palavra. E assim como um escultor tira forma de um bloco, o escritor tem a liberdade de manipular as palavras. O sentido da mensagem poética também é importante, ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético.

"A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artesão"

Em suas últimas palavras, Fernando Pessoa disse "Não sei o que o amanhã trará". O poeta nasceu e morreu em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa e Literatura Universal. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterônimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e obra. Os heterônimos, diferentemente dos pseudônimos, são personalidades poéticas completas: identidades que, em princípio falsas, se tornam verdadeiras através da sua manifestação artística própria e diversa do autor original. Os três heterônimos mais conhecidos (e também aqueles com maior obra poética) foram Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro.

"Tenho o dever de me fechar em casa no meu espírito e trabalhar quanto possa e em tudo quanto possa, para o progresso da civilização e o alargamento da consciência da humanidade" (Fernando Pessoa).



Por dentro do assunto:

domingo, 3 de outubro de 2010

Você protege a sua própria história?

Hoje é um dia muito importante para o Brasil, não é mesmo? Pois estamos elegendo nossos candidatos a cargos importantes de governo. Mas, alguma vez você se perguntou se o político em questão se importa com o patrimônio do seu estado?

Para inaugurar, o nosso primeiro post será sobre "Patrimônio Histórico". Alguém sabe o que é um patrimônio ou já ouviu falar? Bom, entende-se por patrimônio o conjunto de bens culturais ou naturais que possui valor para a humanidade. Ele pode ser artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico. 

Todo patrimônio deve ser protegido e preservado. Por isso, eu toquei no assunto das eleições. Quando buscamos um candidato ao governo, enfatizamos quanto importante é a saúde e educação. E isso é verdade, são a base. Mas também precisamos pensar sobre quão importante é a nossa história. 

Você já pesquisou sobre a história de sua cidade? Com certeza, você deve passar por algum patrimônio histórico pela rua. E alguma vez observou o seu estado de conservação? Segundo a nossa Constituição "o poder público, com a cooperação da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro". É nosso dever cobrar isso dos políticos, mas também devemos protege-lo. Quando se preserva legalmente e na prática o patrimônio histórico, conserva-se a memória do que fomos e do que somos: a identidade da nação. Pense nisso.



 

Você ligado no assunto:

Conheça o arquivo público do Espírito Santo

 
Veja a lista do nosso patrimônio no IPHAN

 
Exposição "Acervo Vivo" promete debate sobre acervo de arte em Vitória